Como atrair mais clientes com SEO local

No Brasil, existem mais smartphones ativos que pessoas! 

O uso das tecnologias mudou drasticamente a forma como as pessoas se comunicam, relacionam e consomem. Esse último aspecto é o que terá nossa atenção aqui. 

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, até 2018, existiam 220 milhões de celulares em funcionamento no país contra 207,6 milhões de habitantes. 

Além disso, de acordo com o Comitê Gestor da Internet Brasil, 49% dos brasileiros acessam a internet apenas pelo celular. 

Mas por que esses dados são importantes? 

Respondendo a pergunta, já que o consumidor tem usado mais os dispositivos móveis para acessar a internet consequentemente ele tem comprado mais a partir dessa tecnologia. 

Por isso, o SEO local tornou-se tão importante nos últimos 4 anos. Principalmente depois que o Google mudou um dos seus algoritmos, o Pigeon.

Então, vamos ao que interessa: como atrair mais clientes com SEO local?

***

O que é SEO local? 

 

O SEO, Search Engine Optimization (Otimização para o Mecanismo de Busca), tem o objetivo de otimizar páginas de um site para que ele conquiste melhores alcances orgânicos nos mecanismos de busca. 

Já o SEO local faz parte da estratégia de marketing com o objetivo de otimizar as buscas dos usuários de acordo com suas localizações. 

Considerando que você seja um gestor, o objetivo do SEO local é fazer com que as pessoas que pesquisam por seu produto ou serviço, em uma determinada localização, tenham os resultados otimizados para chegar ao seu negócio. 

Por exemplo, se você pesquisar no smartphone o termo “pizzaria”, o Google vai entender que você está procurando por uma pizzaria perto de você. Que possivelmente você quer entrar em contato e até se deslocar até o local. 

Por isso, o Google vai mostrar as pizzarias que estão geograficamente próximas a você. 

Além disso, os resultados baseados em SEO local também podem ser gerados a partir de palavras-chave como “pizzaria em Ponta Negra”. Neste caso, o Google mostrará os resultados mais relevantes da busca, ainda que sua localização no momento seja outra.

Ou seja, o SEO local pode ser definido como uma tentativa dos mecanismos de buscas de oferecer resultados relevantes e mais precisos para o usuário.

 

Por que usar o SEO local?

 

O SEO local facilita a vida do usuário, já que oferece resultados de pesquisa mais precisos e também proporciona muitos benefícios às empresas. 

Separamos alguns tópicos para que você veja como isso acontece na prática. 

 

Ser encontrado facilmente: Levando em consideração na maneira como sua buyer persona procura informações, você poderá direcionar as estratégias de marketing para atrair mais pessoas que estão fisicamente próximas ao seu negócio.

Um bom exemplo de negócios locais são as oficinas de carros. Quando a pessoa tem um problema com o carro e busca por solução, ela irá priorizar as oficinas ou mecânicos que estão mais perto. 

 

Atrair um público novo: Além de atrair potenciais clientes, o SEO local também possibilita encontrar aqueles que ainda não conheciam seu negócio, como turistas e pessoas de outras regiões da cidade, mas que estão temporariamente próximas. 

Quando essas pessoas pesquisam e encontram seu negócio, e percebem que ele está próximo e bem avaliado, com todas as informações acessíveis, a primeira impressão já é positiva.

 

Aumentar as vendas: Quando o fator localização for importante para um negócio, utilizar o SEO local com certeza ajudará nas vendas. 

Quando um negócio é encontrado mais vezes nas buscas do Google, ele garante mais visibilidade para a empresa. Consequentemente, cresce as oportunidades de vendas, ao atrair mais clientes em potenciais para os canais de venda. 

 

Investir de forma assertiva: para a maioria dos negócios locais, muitas vezes, investir em marketing digital que tenha alcance nacional não é interessante. 

Por exemplo, imagine uma pessoa que mora em Natal e está procurando no Google uma academia. Se os resultados dessa busca apresentarem academias em outras cidades, como Rio de Janeiro, João Pessoa ou Florianópolis,  esses resultados não serão úteis. 

Dessa forma, as empresas que investem em estratégias de SEO Local tem maior assertividade, em termos financeiros, com melhor retorno sobre o investimento. 

 

Como aplicar o SEO Local?

 

Já falamos sobre a importância do SEO local e como ele pode trazer benefícios para seu negócio. Agora vamos mostrar na prática como ele pode ser inserido e pontos importantes que precisam ser observados nessa estratégia. 

NET local

A sigla “NET” faz referências a nome, endereço e telefone, informações essenciais sobre qualquer empresa. 

São informações que precisam estar atualizadas, pois são as primeiras que devem aparecer para o usuário. Dessa forma, caso queira, ele já poderá entrar em contato ou ir até o local. 

Essas informações (NET) devem constar em todas as páginas do site, para caso o usuário esteja navegando, e também como resultado direto nos motores de busca. 

Nas páginas do site, é importante que dados de contato estejam fixos no rodapé.

Não é recomendado que dados sejam adicionados no formato de imagem, pois isso impede que o buscador os identifique. Também é importante que o telefone contenha o código de área, para que seja possível relacioná-lo com uma localização. 

 

Reúna avaliações positivas

As avaliações de outros usuários se tornaram um dos principais aspectos nos critérios de escolha por uma marca ou serviço. 

Por isso, é muito importante deixar a opção habilitada. Assim os usuários poderão avaliar e fazer comentários sobre a empresa ou um produto específico.

 Pode acontecer de sua empresa receber avaliações ruins. Use esse feedback para investigar o que precisa ser mudado e motive seus clientes frequentes a fazerem as avaliações. 

Não desabilite as caixas de avaliação! Essa ação pode passar a impressão que a empresa tem algo a esconder. Também acaba impedindo que a empresa se beneficie da experiência de outros consumidores que gostaram do produto ou serviço. 

Também é importante levar em conta que as buscas oferecem como resultado sites de avaliação ou guias, como o TripAdvisor

Para aparecer nesses resultados é necessário otimizar as listas nesses diretórios locais e manter as informações corretas e atualizadas. 

 

Site responsivo

O site responsivo é a base da estratégia de SEO local. Se os usuários chegarão até você a partir de pesquisas feitas em smartphones, o seu site precisa ser responsivo e ter um UX bom.

Um site responsivo precisa ser organizado de uma forma específica para o mobile, com o objetivo de oferecer as informações mais relevantes para o usuário sem prejudicar a navegabilidade e a intuitividade no processo.

Os dados sobre a empresa precisam estar acessíveis e as imagens devem ser configuradas de forma a atender essa demanda.

 

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é essencial em uma estratégia de SEO local! 

Após inscrito no Google Meu Negócio sua empresa poderá aproveitar diversos recursos para otimizar o posicionamento do site. Assim você fará com que ele se torne mais relevante para os mecanismos de busca e para o usuário.

 

***

Com os dispositivos móveis, as buscas por produtos ou serviços se tornou ainda mais dinâmica e instantânea. Por isso, as empresas não podem perder a oportunidade de aparecer entre as primeiras opções destas buscas.

As possibilidades dentro do marketing digital são inúmeras. Dessa maneira, é muito importante sempre estar atento às novas tendências e ferramentas. 

Curtiu? Continue acompanhando nossos conteúdos no blog.

 

Mobister

Marketing para tecnologia.