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Nem só de atividades práticas vive o sucesso no marketing digital. Muito pelo contrário: tudo começa ali, com papel e caneta – ou teclado e word. É muito antes da ‘mágica online’ acontecer que o planejamento vem. Na verdade, o planejamento estratégico deve ser tecido ainda na fase embrionária de qualquer projeto. Mas por que investir em um planejamento de qualidade?

O planejamento te ajuda a entender melhor o seu negócio

O primeiro passo do planejamento estratégico é conhecer a empresa. A melhor forma de atingir isso é fazendo perguntas. Entender a essência do negócio, história, estrutura, pessoas que estarão envolvidas, limitações, quem é o público-alvo e o mercado em que está inserido abre as portas para que possamos enxergar com clareza as possibilidades. Esmiuçar todas as informações, incluindo o histórico de ações já realizadas, permite que seja descoberto qual a necessidade da empresa e logo depois será possível demarcar os objetivos.

Os objetivos são traçados com clareza

Um dos principais pontos do planejamento são os objetivos. Esses irão definir mais tarde como irão se dar as estratégias. Quando os objetivos não são precisos e claros, a busca pelo seu cumprimento torna-se difícil. É com os resultados que se almeja atingir em mente que os objetivos devem ser traçados.

As estratégias são criadas para atingir os objetivos

Desde as tomadas de decisão a longo prazo até as atividades que serão realizadas no dia a dia, o planejamento funciona como um guia que norteia as operações para atingir as metas e objetivos estabelecidos previamente. Para fazer com que as engrenagens girem em harmonia, as diretrizes são organizadas e pensadas em unidade. Afinal de contas, todos os setores e ações realizadas precisam buscar o mesmo fim e estar em sintonia para funcionar da forma correta e chegar até a meta sugerida.

As estratégias são pensadas com criatividade e sempre respeitando os limites da empresa. É indispensável criar estratégias que realmente possam ser colocadas em prática, já que não é eficaz pensar em ideias que aparentemente vão dar resultado, mas na prática são impossíveis de realizar.

Por fim, é através de um bom planejamento que a sua empresa terá um instrumento a mais para se aperfeiçoar, antecipar-se diante da concorrência e compreender melhor as estratégias que podem funcionar ou não, evitando alguns erros.

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Sobre o autor

Danielle Santos
Danielle Santos
Danielle Santos é Gerente de Conteúdo na Mobister. Formada em Publicidade e Propaganda pela UFRN, é também pós-graduanda em Marketing Estratégico pelo Uni-RN. Mas a informação mais importante sobre ela é: ama chocolate mais que tudo.