Instagram Stories: 7 estratégias de marketing que você precisa usar agora!

Com mais de 400 milhões de usuários ativos por dia, o Instagram Stories é uma febre. A ferramenta acumula números expressivos de crescimento, interação e de conversão entre as marcas que adotam e hoje ele precisa estar integrado em qualquer estratégia de marketing digital.

O formato é um sucesso particularmente no Brasil. Segundo o próprio Instagram, por exemplo, o país é o segundo no mundo que mais usa a ferramenta (perdendo apenas para os Estados Unidos) e a cidade de São Paulo é a segunda cidade mais marcada no Instagram Stories.

Apesar de todo esse alcance, nem todas as marcas sabem bem como usar a ferramenta e, por isso, perdem oportunidades incríveis de atrair novos clientes. É para ajudá-las que criamos este texto. Nele, vamos compartilhar 7 estratégias imbatíveis para empresas que querem bombar no Stories.

Está preparado?

1 – Torne a sua marca mais pessoal

Redes sociais são espaços onde as pessoas querem interagir com marcas de uma forma pessoal. No Instagram Stories isso não é diferente. O formato de vídeos curtos e de imagens que duram apenas 5 segundos pedem que a forma como se cria conteúdo seja a mais próxima possível do espectador.

É importante que a linguagem que você vai adotar no Stories seja sempre em primeira pessoa e o tom deve ser semelhante a de um amigo conversando com o outro. Pode ser engraçado, pode até mesmo ser sério, mas deve ser sempre pessoal.

Outra dica é em relação ao conteúdo. Embora vender seja o objetivo final de qualquer empresa, aqui vale também dar informações úteis e relevantes para a sua audiência. Oferecê-las ajuda a criar autoridade e melhorar a percepção da marca.

 

2 – Sempre trabalhe CTA’s nos seus Stories

Se você quer que uma publicação da sua marca leve um usuário a um site, por exemplo, você precisa dizer isso a ele. O ato de chamar a audiência a tomar uma determinada ação é chamado de call to action (do inglês, chamada para ação).

Esse tipo de estratégia é fundamental para melhorar as conversões das suas postagens no Stories. Muitas vezes, para a audiência, a atitude que ela deve tomar depois de um publicação não é óbvia, por isso que incentivá-la chamando-a para fazer algo é eficaz.

Portanto, em conteúdos que você queira levar sua audiência a tomar uma determinada atitude, peça a ela. Pode ser para visitar uma landing page, para mandar um direct e saber mais sobre um produto ou para qualquer outro tipo de interação, usar CTAs vai melhorar a eficiência da sua estratégia no Instagram Stories.

 

3 – Interaja com a sua audiência

A comunicação na internet deve ser pensada em duas vias. Além de difundir informação, você precisa também recebê-las. Os melhores perfis em redes sociais chegaram onde estão porque são especialistas em interagir com a audiência, ouvir o público e usar isso como parte da estratégia de crescimento.

Por isso, quando for pensar nos Stories da sua empresa, sempre imagine que tipo de interação seria interessante você receber. Pode ser a resposta de uma enquete, pode ser o uso de uma tag específica, pode ser o envio de um direct. Pode até mesmo ser a criação de conteúdo por parte de um usuário. Não importa. A regra é: faça do seu perfil o espaço mais interativo possível.

 

4 – Use enquetes e perguntas

Para facilitar a vida das marcas que querem interagir com a audiência no Stories, a rede tem duas ferramentas muito úteis para isso: as enquetes e a possibilidade dos usuários fazerem perguntas.

Para as marcas, é uma excelente forma de receber feedback a respeito dos produtos e serviços que oferecem, além de deixar toda a experiência de interagir com o usuário mais pessoal.

Para funcionar bem, essas duas formas de interação demandam um tempo maior da sua empresa. Uma dica aqui é trabalhar com um calendário ou um dia específico da semana que você recebe perguntas ou faz enquetes específicas, interage com os usuários e coleta os dados que recebeu.

 

5 – Faça lives

As lives são um sucesso no Instagram. Elas podem ser úteis tanto para você tirar dúvidas da sua audiência sobre determinado produto ou serviço, para aumentar a autoridade na área em que você atua, tanto para fazer coberturas de eventos importantes da sua empresa.

Outra grande vantagem das lives é que elas aparecem em um espaço de destaque nos perfis do seu público. Ou seja, além de abrir uma possibilidade de interação valiosa com as pessoas, você também reforça a sua marca com elas, o que contribui para uma percepção mais valiosa do seu produto ou serviço.

 

6 – Trabalhe com influenciadores

Toda rede social tem um grupo de pessoas que se destaca pelo conteúdo e pela popularidade que alcançam. No Instagram Stories isso não é diferente. Há centenas de influenciadores dos mais diversos segmentos e trabalhar com eles pode ajudar a impulsionar a sua marca para audiências que ainda não te conhecem.

Uma forma criativa de fazer isso é deixar o seu perfil ser atualizado por um influenciador durante um dia por exemplo. Isso ajuda a reforçar a sua marca com o público dele (e o seu público) e, de quebra, também oferece um conteúdo inovador para os seus seguidores.

Aqui, tenha apenas o cuidado de saber escolher um influenciador. É preciso estudar bem o perfil e o formato de conteúdo que ele trabalha antes de fazer a escolha, sob o risco de estratégia não funcionar da melhor forma possível.

 

7 – Anuncie no Instagram Stories

Hoje já é possível anunciar no Instagram Stories. Esse formato de anúncio vem dando resultados incríveis para empresas que já investem nessa possibilidade. Esse formato de publicidade aumenta a intenção de compra e o fortalece o branding da sua empresa.

Para fazê-lo, é necessário criar uma conta no Gerenciador de Anúncios do Facebook e selecionar a ferramenta como posicionamento. Vale lembrar que o tamanho de imagem do Stories é 1080 x 1920 e que ele suporta vídeos de até 15 segundos.

 

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O Stories abriu uma série de possibilidades para as empresas que querem estreitar laços com audiência, reforçar a marca e vender mais. E a ferramenta é um sucesso. Ela ajudou a impulsionar o Instagram que, neste ano, bateu a marca de 1 bilhão de usuários ativos.

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