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Com certeza você já ouviu falar sobre as vantagens de fazer anúncios na internet, não é? Posts patrocinados no Facebook, anúncios para usuários que estão buscando por determinado produto no Google, entre outras formas e plataformas de divulgação de anúncios online.

As diferenças entre investir no Google e no Facebook são dúvidas bastante frequentes, pois geralmente as pessoas escutam sobre os benefícios de investir nestes tipos de plataforma, mas não sabem quanto devem investir, como elas podem investir ou o que precisam para investir.

Antes de tudo, eu gostaria de começar com duas perguntas: 1. Qual é o seu objetivo?, 2. Quanto você está disposto a investir para obter resultados? Essas perguntas são essenciais para o início de qualquer trabalho de mídia e vão influenciar fortemente nos resultados.

Este não é um post para listar as diferenças de uma ferramenta para outra (pois isso é encontrado facilmente em uma rápida busca pelo Google), mas sim falar sobre como elas podem ser usadas para gerar resultados de acordo com os seus objetivos.

Ambas as plataformas funcionam para construir marca, fidelizar clientes e impulsionar vendas. Contudo, a forma como elas serão utilizadas e o valor investido farão grande diferença.

O Facebook é uma ferramenta excelente para construir uma marca, criar engajamento e fidelizar público. Isso tudo é feito a partir do sistema de segmentação de público-alvo que atinge usuários que possuem interesses similares aos que você vende/anuncia. Este é um dos principais pontos fortes do Facebook: segmentação de público-alvo. Você segmenta por sexo, idade, gênero, interesses, região, escolaridade, renda e etc. De maneira resumida: o Facebook é uma ótima opção para quem deseja gerar demanda. Diferentemente do Google, os anúncios são exibidos para pessoas a partir de seu interesse e não pela sua busca.

O Google AdWords também funciona para gerar demanda e para atingir de maneira eficiente quem está buscando por um produto ou serviço específico. Mas, em resumo é uma ferramenta para quem quer gerar vendas. O Google é uma ferramenta poderosíssima e, se utilizada da maneira correta, gera resultados extremamente satisfatórios. Você consegue segmentar o seu público e determinar onde e como os seus anúncios aparecerem. A partir da Rede de Display, é possível veicular anúncios da sua marca em sites como Uol, OLX, Terra pagando muito menos do que se você fosse negociar diretamente com esses portais. Outra grande vantagem do Google é que eles sempre trabalham para que você pague menos pelos seus anúncios, com um resultado satisfatório. Além disso, a partir da Rede de Pesquisa, você pode impactar pessoas que estão buscando pelo seu produto e/ou serviço, o que torna essa mídia bastante assertiva.

Os valores de investimento são muito relativos, pois devem ser levados em consideração diversos fatores, como o preço do produto e serviço anunciado, quais serão as regiões de alcance desse anúncio, tipos de anúncios que serão trabalhados, tempo de veiculação e outras vertentes.

O resultado será influenciado pelo valor investido e também pelo modo como os seus anúncios serão configurados. Um bom profissional da área irá saber otimizar o seu investimento para os melhores resultados.

Atente também para o tipo de resultado que você espera do seu investimento. Qual é o seu objetivo? Vendas? Se sim, o seu resultado não pode ser medido em cliques ou curtidas, e sim, pelo retorno que você teve do investimento realizado. Quantas vendas foram feitas? Quantas pessoas demonstraram interesse no seu produto ou serviço?

Para finalizar, segue pequeno comparativo entre as duas plataformas:

Google AdWords Facebook Ads
Anúncios passivo (exibido a partir da uma ação do usuário) Anúncios ativos (exibidos independente da ação do usuário, e sim, pelos seus interesses)
Segmentação abrangente Segmentação refinada
Maior alcance (atinge qualquer pessoa que faça busca no Google e que navega em sites parceiros) Menor alcance (atinge apenas quem navega no Facebook)
Custo por clique maior Custo por clique e por engajamento menor


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Sobre o autor

Juliana Utyama
Juliana Utyama
Consultora estratégica com especialidade em mídia online. Consumidora ativa de Netflix, apaixonada por uma boa batata frita e cinéfila de carteirinha.