shutterstock_528243775

 

Por acaso você tem notado que as suas campanhas do Google AdWords tem gasto além do seu orçamento diário?

Então, desde o dia 04 de outubro de 2017 a plataforma do Google AdWords atualizou a forma como as campanhas gastam o orçamento diário, podendo gastar até o dobro do valor inserido.

Essa mudança – chamada de superfornecimento – foi realizada com o objetivo de ajudar os anunciantes a alcançar seus objetivos, tais como cliques e conversões. Ou seja, em dias que há um tráfego de alta qualidade, os custos podem ser até duas vezes maior que o orçamento diário, sendo esse valor equilibrado em dias que seus gastos estão abaixo do valor estipulado.

Parece um pouco inquietante essa nova mudança, principalmente pelo anunciante não ter “escolha” quanto a essa forma de cobrança, mas, o Google garante que a cobrança nunca será maior que o limite de cobrança mensal (número médio de 30,4 dias por mês), multiplicado pelo orçamento diário médio. Basicamente, 30,4 é o número médio de dias em um mês (365 dias por ano / 12 meses = 30,417). O Google multiplica seu orçamento diário por esse número para saber qual deverá ser seu orçamento durante um mês.

Em casos em que o fornecimento fica acima do orçamento mensal, o Google credita na conta o custo do superfornecimento de volta.

Por isso, quando for configurar as suas campanhas, tenha sempre em mente que o valor que você atribuir ao orçamento diário pode dobrar na hora do faturamento.

Sobre o autor

Juliana Utyama
Juliana Utyama
Consultora estratégica com especialidade em mídia online. Consumidora ativa de Netflix, apaixonada por uma boa batata frita e cinéfila de carteirinha.